Toxicologia Ambiental e Ocupacional no Semiárido

1 – Sobre o Núcleo:

O Núcleo de Pesquisa Toxicologia Ambiental e Ocupacional no Semiárido tem como intuito Realizar pesquisa aplicada na área da toxicologia ambiental e ocupacional em pessoas expostas a agentes tóxicos no semiárido brasileiro.

O Semiárido Brasileiro localizam-se variadas fábricas e/ou indústrias que, por meio dos processos industriais, liberam poluentes gasosos ou na forma de material particulado para a atmosfera, o que acaba contaminando o ar e o solo das regiões circunvizinhas. Tanto os trabalhadores quanto a população que reside nas proximidades destas empresas são passíveis de sofrerem as consequências decorrentes da exposição aos poluentes emitidos durante o processo industrial. Além disso, uma forma importante de exposição a xenobióticos para a população em geral é a ingestão de alimentos e água contaminados. Destaca-se neste contexto a exposição aos metais pesados, como chumbo, arsênio, mercúrio, cádmio, manganês, entre outros. Tais metais estão presentes na composição de alimentos que foram cultivados em solos ricos nos respectivos metais.

Diante dessa conjuntura, o Núcleo de Pesquisa Toxicologia Ambiental e Ocupacional tem como linhas de pesquisa a análises do Biomonitorização da exposição humana a metais pesados no semiárido brasileiro.

2 – Grupo de pesquisa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Toxicologia Ambiental e Ocupacional no Semiárido – ToxicAOS

3 – Pesquisadores (as) efetivos (as):

Líder: Me. Gustavo Freitas de Sousa Viana

4 – Pesquisadores (as) convidados (as):

Dra. Alanna Cibelle Fernandes Pereira

Dr.Gabriel Cotrim de Souza

Me. Mirelle Costa Pignata Viana

Me.Karla Brito Oliveira

Me. Thomas Leonardo Marques de Castro Leal

5 – Pesquisadores (as) discentes:

Alexia Milena Nogueira Souza –  Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Bárbara Cruz boa Sorte –  Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Douglas Guedes Magalhães Costa-Graduando do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

6 – Projetos em execução:

– Avaliação da toxicidade e a composição nutricional da Portulaca oleracea nos municípios de Guanambi (BA), Caetité (BA) e Brumado (BA)

– Triagem fitoquímica e avaliação da toxicidade de Psittacanthus cordatus (Hoffmanns.) G.Don

– Impacto de um programa de descarte de medicamentos de uma farmácia universitária do semiárido brasileiro na prevenção de danos ambientais.

7 – Egressos (as):

Ângela Santos Ferreira – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Angélica Antunes Oliveira – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Bheatriz Araújo Chaves – Graduação em Nutrição (Centro Universitário UniFG)

Cláudia Alves Barbosa Gomes – Graduação em Nutrição (Centro Universitário UniFG)

Hugo Vilas Boas de Castro Silva – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Isabela Yane Lima Gonçalves – Graduação em Nutrição (Centro Universitário UniFG)

Luana Silva Cardoso – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Marivalda Farias de Andrade – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Jackeline Brune Dias da Silva – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Jéssica Tamara da Silva Ladeia – Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Jéssica Batista Gomes-Graduação em Farmácia (Centro Universitário UniFG)