Núcleo de Pesquisa em Climatologia e Recursos Hídricos do Semiárido

1 – Sobre o Núcleo

A região do semiárido brasileiro  possui o grande desafio da escassez dos recursos hídricos, o que faz necessário o entendimento dos sistemas controladores desses recursos,  bem como, a gestão adequada dos mesmos.

O Núcleo de Pesquisa em Climatologia e Recursos Hídricos tem como objetivo  difundir  informações estratégias para o planejamento e uso sustentável dos recursos hídricos da região Semiárida.

Além da formação científica continuada na área de meio ambiente, o núcleo tem como intuito constituir avaliações e monitoramentos dos recursos hídricos no semiárido brasileiro. E desenvolver tecnologias e estratégias para amenizar os longos períodos de escassez de água.

O núcleo  estuda características limnológicas com finalidade de entender  os processos físico-químicos e geoquímicos dos corpos hídricos.

2 – Grupo de pesquisa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Climatologia e recursos hídricos do semiárido

3 – Pesquisadores (as) efetivos (as)

Líder: Dr. Gabriel Cotrim de Souza (Docente do Centro Universitário UniFG)

4 – Pesquisador convidado

Me. Gustavo Freitas de Sousa Viana (Docente Centro Universitário UniFG)

5- Pesquisadores (as) colaboradores (as)

Dra. Gilmara Fernandes Eça (Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB)

6 – Pesquisadores (as) Discentes

Luana Silva Cardoso (Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFG)

Jéssica Tamara da Silva Ladeia (Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFG)

7 – Projetos

– Caracterização sedimentológica, batimétrica e composição química das águas e sedimentos dos açudes de Ceraíma e do Poço do Magro, Guanambi-BA.

– Os peixes anuais da bacia do rio das Rãs, Bahia, Brasil (Parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade aquática Continental – CEPTA, unidade do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio Pirassununga – SP).

8 – Egressos (as)

Leila Vieira Pereira Gonçalves – Graduação em Biomedicina (Centro Universitário UniFG)

Marta de Souza Nogueira Graduação em Biomedicina do (Centro Universitário UniFG)

Renato Meira da Silva Graduação em Biomedicina do (Centro Universitário UniFG)