Pesquisadores do Observatório UniFG publicam uma análise da Prostituição no Centro de Guanambi

Publicado em 26 de maio, 2021, em Artigos, Destaque, Notícias, Publicações do Observatório

A profa. Deborah Marques Pereira e o discente Felipe Teixeira Dias, pesquisadores do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, publicaram na  Revista Brasileira de Sociologia do Direito um artigo científico intitulado de “Agentes sociais, construção social e política urbana: Uma análise a partir da prostituição no Centro de Guanambi/BA”.

O trabalho apresentou um trajeto histórico e social na formação do espaço urbano de Guanambi, demonstrando como a prostituição exerceu e ainda exerce funcionalidades na configuração social do espaço central da cidade. Além disso, expõe como a questão da prostituição reflete no âmbito jurídico, a partir dos elementos sociais da política urbana.

Os autores levantam que durante o processo de povoação do território de Guanambi, ocorrido às margens do rio Carnaíba de Dentro, o então proprietário Joaquim Dias Guimarães realizou a doação de uma parte da fazenda Carnaíba, que tornou-se um arraial com o nome de Beija Flor em homenagem à mulher que indiretamente o havia fundado. Ainda relembram que esse arraial recebeu o apelido de “arraial do quebra”, por ser formado por mulheres de vida livre, vindas das vilas e lugares mais próximos.

Esse trabalho foi desenvolvido e articulado a partir do núcleo de pesquisa em Direito à Cidade no Semiárido, do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. A Revista Brasileira de Sociologia do Direito na qual foi publicado o artigo é um periódico da ABraSD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito) que divulga trabalhos científicos originais tanto nacionais quanto internacionais.

Para ler o trabalho na íntegra acesse:

Agentes sociais, construção social e política urbana: Uma análise a partir da prostituição no Centro de Guanambi/BA

CompartilheTweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Mapas Interativos Geoinformações sobre o Semiárido Nordestino Mapas Diversos Geoinformações sobre mapas dirversos Assine nossa newsletter Receba notícias, boletins e publicações Biblioteca do Semiárido Artigos, relatórios, teses, dissertações e monografias

PESQUISAR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS NOTÍCIAS

Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911 - São Sebastião
Guanambi - BA, 46430-000

Tel.: 77 3451-8400
E-mail: observatorio@centrouniversitariounifg.edu.br

Siga-nos:
CompartilheTweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Todos os Direitos Reservados. Faculdade Guanambi.